Instruir (ensinar os que não sabem). (Obras de Misericórdia Espirituais - 1 de 7)

Instruir (ensinar os que não sabem).
Comentário do Pe. Reginaldo Manzotti

Instruir não é simplesmente transmitir conhecimentos, é também corrigir os que erram, doutrinar, ensinar os valores do Evangelho, formar na doutrina e nos bons costumes éticos e morais.

A história da salvação é sem dúvida uma instrução contínua e interrupta da parte de Deus para com a humanidade. Deus se revela e instrui o povo pelos patriarcas, profetas e plenamente em Jesus Cristo. Com muita dificuldade o ser humano é chamado a compreender os desígnios de Deus, porém nem sempre se consegue. O próprio Jesus Cristo escolheu pessoalmente doze homens, para que os pudesse instruir, no entanto já no final de sua convivência afirma: “Há muitas coisas para vos revelar, mas que não poderias compreender agora, por isso, vos mandarei o Espírito da verdade que vos levará à plena verdade.” (Jo 16, 12-13a)

Cada pessoa tem sua hora de encontrar a “verdade”. É a partir disto que nasce a missão de instruir da Igreja, dos pais, dos catequistas e de todos nós. No principio de Jesus Cristo não há pessoas que sejam casos perdidos, e que tenhamos o direito de desistir. Evangelizar é também instruir para a verdade, a luz que vem de Jesus Cristo. À comunidade de Colossenses, Paulo diz: “A palavra de Cristo permaneça em vós com toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria possais instruir e exortar-vos mutuamente.” (Col 3, 16a). Lembremos que toda instrução que brota da caridade, oração e paciência gera frutos em abundância.