O Pequeno Caminho é um modelo de vida e santidade acessível a todas as pessoas

O grão de mostarda é considerado a menor das sementes semeadas na horta, e no entanto, ela se desenvolve a ponto de se tornar uma grande e bela árvore. Por esta razão ela representa bem as pequenas virtudes, as quais podem produzir uma grande santidade. De fato, os grandes santos atingiram sua santidade não tanto por pela prática de virtudes extraordinárias, para as quais as ocasiões são muito raras, mas com os atos repetidos e incessantes das pequenas virtudes.

Assim, São José não fez coisas extraordinárias; mas com a prática constante de virtudes ordinárias e comuns atingiu aquela santidade que o eleva muito além de todos os outros santos. Também Jesus não realizou sempre atos extraordinários e heróicos, como o afastamento da mãe e a morte de cruz. Mas quantos atos de virtude Ele fez e quanto mereceu!
(São José Marello)

O Padre Severino Dalmaso, OSJ,  ex Superior Geral dos Oblatos de São José, um dos maiores conhecedores de José Marello e certamente o seu maior biógrafo, registrou em seus escritos um ponto muito importante sobre São José Marello: a sua visão de que o “pequeno caminho” percorrido por José e Maria é um modelo de vida e santidade acessível a todas as pessoas. Ouçamos as palavras do Pe. Severino Dalmaso:

Para o Bem-aventurado José Marello, a figura de Maria era um caminho seguro para chegar a Jesus. "Vamos a Maria por meio de Jesus — costumava ele repetir — e a Jesus por meio de Maria: é este o caminho que devemos trilhar para chegar diretamente ao Céu".

Todos nós conhecemos a sua grande devoção a Maria Santíssima, que ele praticou com verdadeiro amor filial, considerando-a a Mãe da sua vocação, do seu sacerdócio e depois do seu episcopado. Poderíamos acrescentar que a devoção a São José era para ele uma consequência do seu grande amor a Maria; portanto esta também devia conduzir ao mesmo fim, o de amar e servir aos interesses de Jesus. Neste sentido ele dizia:

"Recomendemo-nos ao glorioso São José, guia e mestre da vida espiritual, modelo sublime de vida interior e escondida. Na sua vida familiar ele também se encontrou nas mesmas circunstâncias nossas. Imitemo-lo na prática daquelas virtudes humildes e escondidas que agradam muito a Deus e ajudam muito a alma a progredir e a santificar-se".

Como podemos ver, a devoção a São José devia conduzir à santidade, ou seja, à união com Deus, através da santificação das ações diárias e através do zelo nas atividades apostólicas. Desta maneira ele enunciava o "pequeno caminho" das virtudes simples que deveriam levar diretamente a Jesus, como foi a vida de Maria e de José, toda empregada em benefício do Filho de Deus Encarnado.
Assim, motivados pelas palavras e discernimento do Pe. Dalmaso, empenhemo-nos também nós para percorrer o “pequeno caminho”, cujos primeiros e maiores caminhantes foram Jesus, José e Maria. E isto pode ser feito seguindo as orientações de São José Marello: 
Cuidemos de santificar as pequenas coisas: um pequeno ato de paciência ou de caridade, acompanhado de reta intenção, adquire um imenso valor aos olhos de Deus.
São José não fez coisas extraordinárias; mas com a prática constante de virtudes ordinárias e comuns atingiu aquela santidade que o eleva muito além de todos os outros santos. 


Fonte: 
Semente Josefina - novembro de 2009 - 
Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana  
www.sementesjosefinas.blogspot.com