Socorrer os prisioneiros. (Obras de Misericórdia Corporais - 6 de 7)

Socorrer os prisioneiros.
Comentário do Pe. Reginaldo Manzotti

Ficará à direita de Deus, no grupo dos bem-aventurados, aquele que visitou os que estavam na prisão (Mt 25, 36).

Hoje o acesso nos presídios não é livre, há um certo rigor e triagem para visitas à presidiários. Porém, nossas dioceses ainda são deficientes em se tratando de uma pastoral carcerária efetiva, e dinâmica.

Os presidiários são lembrados em época de eleição, com falsas promessas de novos presídios a serem construídos, caso o candidato ganhe a eleição. E, quando acontecem as rebeliões que, quanto mais violentas e longas, mais espaço terão na mídia. Inclusive inspirando filmes premiados. Mas, a realidade dos presos, logo cai no esquecimento.

Há pouco tempo, um presidiário que na prisão acompanha meu programa de rádio, escreveu-me partilhando: “minha família não me visita, porque têm vergonha de mim, mas eu também tenho deles...”

A obra de misericórdia socorrer os prisioneiros, também se estende ao socorro às famílias dos presidiários (as); auxiliando economicamente as que necessitam, e ajudando-as a superarem os preconceitos.