Virtudes teologais, fonte e elevação da nossa vida moral
Reflexões sobre as Virtudes Teologias, baseadas nos escritos do Frei Carlos Josaphat
FONTE DIVINA DA FELICIDADE E DA PERFEIÇÃO:
a Fé, a Esperança e a Caridade
a Fé, a Esperança e a Caridade
Fonte: www.dominicanos.org.br
A vida e a ética cristãs serão constituídas pelo entrelaçamento das virtudes teologais e das virtudes morais. As virtudes teologais penetram o domínio e a atividade das virtudes morais, dando-lhes o sentido pleno do verdadeiro bem, insuflando-lhes força, dando-lhes o amor desse bem, mostrando-o realizado de maneira exemplar e mais excelente em Deus.
Deus se oferece e é reconhecido como fundamento e fonte de toda opção, de toda decisão, de toda ação e de todo projeto. Nele resplandece o sentido do que a gente tem que fazer, enfrentar, sofrer, mas também a garantia da felicidade, do encontro, da compreensão, da comunhão entre todos os seres humanos.
Mas sendo o princípio, o fim, a energia que sustenta e anima a vida moral e todo o feixe das virtudes humanas, as virtudes teologais não as reduzem a simples meios. As virtude morais têm uma bondade própria. Elas se fundam em verdadeiros valores e a eles são orientadas. Poderíamos dizer: a relação do bem moral que visam as virtudes humanas e do bem divino a que tendem as virtudes teologais é a relação harmoniosa de nossa realização como criaturas e de todo o universo criado orientando-se o fim último, que é o Amor criador e santificador.
Vemos assim três pontos bem conexos fraternizando em nossa vida cristã:
· Há uma bondade humana que constitui o objeto e o motivo das virtudes morais. Admiramos a excelência da virtude de justiça que nos propõe o respeito da dignidade da pessoa, os seus direitos, o valor da vida a reconhecer, a defender, a proteger. A luz divina que vem da fé, a energia divina que brota da esperança, o amor divino que inspira a caridade trazem como um suplemento de sentido, de coragem, de motivação para confirmar e exaltar o domínio e a atividade da justiça. Mas orientação teologal que assume e eleva a prática da justiça começa por valorizar esse bem admirável que é o direito nas relações entre os homens, o direito que é objeto próprio e o campo bem preciso da justiça. Na vida do cristão, a orientação teologal não diminui mas reforça a bondade do plano moral, do amor humano e de todas as formas de relações e organizações harmoniosas entre as pessoas.
· Um segundo dado a realçar é a verdade teológica que está na base desse nexo íntimo entre as virtudes teologais e morais. É a correlação da ordem da criação e da salvação. Ela se realiza em toda a perfeição na Encarnação do Filho de Deus e se prolonga em seus fiéis e em sua comunidade que é a Igreja.
· Encontraremos essa doutrina, condensada em um ensinamento fundamental e muito importante para a prática de toda a vida cristã: coroando a fé e a esperança, a caridade é a alma de todas as virtudes, que ela penetra e anima, mas começa por valorizar e reforçar no domínio próprio de cada uma delas.