“Tomei a São José por meu advogado e protetor”...

“Tomei a São José por meu advogado e protetor”...

Santa Teresa de Jesus viveu no século XVI, foi canonizada em 1622 e recebeu do Papa Paulo VI, em 1970, o título de Doutora da Igreja. O seu empenho pela valorização da vida religiosa e pela santificação da Igreja, e o grande número de obras que empreendeu foram suas principais características.

Segundo seu próprio testemunho, a sua confiança em São José, seu “protetor” e “advogado”, foi fundamental para a realização de suas obras:

“Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado. Quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele crer e verá por si mesmo, que imensos bens é recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser seu devoto. (Santa Teresa de Jesus)
São José Marello, grande devoto de São José e ilustre mestre, cujas orientações eram muito valorizadas pelos seus contemporâneos que bem conheciam sua vida e a sabedoria de seus  ensinamentos, sintetiza com grande maestria o motivo pelo qual podemos confiar tanto em São José: “Jesus lhe conde tudo o que Ele pede, e Ele pede por nós, seus devotos”

Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes amados e devotos. (São José Marello).