Uma oração silenciosa e eficaz

Muitas pessoas cristãs católicas, atravessando momentos difíceis de sua vida, quase perdendo a esperança, recorrem a Jesus Cristo, por intercessão da Virgem Maria e dos Santos de sua devoção. Elas suplicam, do íntimo de seu coração.

Alguns pedem um bom trabalho com salário digno para sustentar a família; outros, pela cura de uma enfermidade física, depressão; outros imploram para o filho(a) sair do vício das drogas; outros, pelo seu matrimônio que está em crise. As esposas oram pela conversão do esposo e dos filhos(as). Os jovens oram para passar no vestibular e ter uma profissão. Os empresários rogam a Deus para que haja prosperidade em suas empresas. São tantas, diferentes e inimagináveis suplicas que cada pessoa cristã dirige a Deus.

Alguns querem que Deus realize o seu pedido da forma que pediu, nem mais e nem menos, crendo que é o melhor para a sua vida.

Deus é Pai, cheio de amor e misericórdia para com seus filhos(as). O Pai celestial sempre atende aos pedidos muito melhor do que a pessoa desejava.

Na maioria das orações dirigidas ao Pai, em nome de Jesus Cristo, a pessoa visa sempre o lado pessoal, o seu lado egoísta, sempre querendo que Deus atenda às suas suplicas para o seu próprio bem e dos familiares. No entanto, existe uma oração, em que a pessoa não diz uma só palavra, por isso é uma oração silenciosa, e, quando feita com amor e gratidão, vai atingir profundamente o coração de Deus, a tal ponto que produz frutos de imediato e abundantes. Nessa oração, a pessoa demonstra em atos concretos que ama a Deus, à Igreja à comunidade em que participa e confirma a sua fé em Jesus Cristo.

Que oração é essa? É a única oração, de longa e ampla tradição da Igreja, em que, quando a pessoa ora, sua oração fica registrada com o seu nome, endereço, data de nascimento e até o telefone na Paróquia em que participa.

Será que você já reza essa oração e não tem conhecimento? Com certeza, milhões de pessoas cristãs, do mundo inteiro, já fizeram a experiência, gostaram e agora continuam rezando essa oração, colhendo e distribuindo muitos frutos.

É uma oração silenciosa e eficaz e tem um poder extraordinário. É um privilégio reze-la. Deus, através dela, opera abundantes milagres pelo mundo inteiro, por isso ela é eficaz. Citemos alguns exemplos:

a) Você conhece uma Arquidiocese ou uma Diocese? Pois bem, é no poder dessa oração que é mantida toda a estrutura da Arqui-Diocese para que a mesma possa organizar as suas igrejas e pastorais que estão sob sua jurisdição.

b) Você conhece algum seminário onde são formados novos padres para a Igreja? Pois bem, essa oração ajuda a manter o seminário, seminaristas e forma novos Padres para serem instrumentos de salvação no mundo. E graças aos Padres, Jesus continua presente no meio de nós: na pessoa do Padre, na Palavra e na Eucaristia. De fato, não é uma oração milagrosa?

c) Como fruto dessa oração, a Igreja envia missionários para anunciar o Evangelho pelo mundo inteiro. Você já pensou quantas almas serão salvas com o poder dessa oração?

d) E na sua Paróquia? Quem mantém o Pároco, as pastorais, os cursos de formação, os(as) lideres e agentes de pastorais, a Igreja e toda a Paróquia bem organizada? É essa oração!

e) Você quer ver mais milagres? Olha, até os pobres da sua comunidade são beneficiados por meio dessa oração. Muitos recebem cestas básicas, roupas e até remédio. Milhões de famílias pobres e necessitadas, espalhadas pelo mundo, são atendidos através dessa oração.

f) Mas o maior milagre é que a pessoa cristã que já aderiu a essa oração, Jesus Cristo a libertou do espírito da avareza, do materialismo e do egoísmo tornando-a sua mais íntima amiga. Que oração linda, fantástica e completa, você não acha?

Bem! Que oração silenciosa e eficaz é essa? Essa oração chama-se DÍZIMO!

Como pode o dízimo ser uma oração? Bem! Dízimo não se reduz apenas a dinheiro, como muitos dizem e pensam. Cada centavo de um dizimista, em sua Paróquia, é transformado em uma oração silenciosa de adoração, gratidão e amor a Deus, à comunidade e a toda Igreja.

É uma oração em que a pessoa nada pede ou suplica a Deus para si. Simplesmente, no silêncio do seu coração, a pessoa sai do seu "eu" e "oferece", ou melhor, retribui a Deus.

É bom saber que essa oração (dízimo ) é muito difícil de ser rezada. Quando a pessoa vai rezá-la pela primeira, segunda e terceira vez, entra numa batalha espiritual terrível. De um lado, Jesus pede que contribua com essa oração (dízimo) e promete muitas bênçãos e prosperidade, dizendo: “Fazei a experiência e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós além do necessário" Ml 3,11. "A Alma generosa será cumulada de bens, e o que largamente dá, largamente receberá" Pv 11,25. "Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa". Mt 10,42. Do outro lado está o inimigo de Cristo inventando mentiras para a pessoa não contribuir com essa oração (dízimo), dizendo: se você der dinheiro ao Padre, vai fazer falta no orçamento familiar; a Igreja é muito mais rica do que você, ela não precisa do seu dinheiro.

Muitas pessoas cristãs, por não levar a sério as promessas que Cristo faz, preferem ouvir os conselhos do inimigo de Cristo (o mentiroso) e são derrotadas nessa grande batalha espiritual, e depois sofrem as conseqüências: continuam aprisionadas na avareza, no materialismo e no egoísmo, e o pior, por não contribuir com essa oração (dízimo), a pessoa não permite que Deus realize os milagres acima citados e também está impedindo ou se recusando a receber as bênçãos em sua vida, prometidas por Jesus. Que pena! Tudo por falta de fé. É como dizia São Francisco: é dando que recebemos.

Existem aquelas pessoas cristãs que são mais fortes na fé, não dão ouvido ao inimigo de Cristo. Elas acreditam nas promessas do Pai celestial, atendem prontamente ao seu chamado, e, com muito amor, aderem à oração (dízimo). Elas saem vitoriosas nesta batalha espiritual e, por prêmio, recebem abundantes bênçãos para sua vida, sua família e seus negócios.

Quando um filho é obediente, ele é uma grande benção para o seu pai. Você, que já é dizimista fiel, é um grande abençoado de Deus, é um canal por onde Deus evangeliza e realiza os milagres de salvação nas vidas das pessoas neste mundo.

Se você ainda não é um fiel dizimista, reflita bem. Você também pode e tem o direito de aderir a essa oração (dízimo). Como batizado e filho de Deus, tem pleno direito de inscrever-se entre os amigos íntimos de Jesus Cristo, pois foi ele mesmo quem disse: "Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando" Jo 15,14.. E Jesus diz mais: "NÃO TE DEIXAREI E NEM TE DESAMPARAREI" Hb 13,5. Quer algo melhor? Não existe nada mais sublime do que ser amigo de Cristo e contribuir para que o Reino de Deus aconteça neste mundo. Pense nisso!

Diácono Antonio Daniel Ferrassioli,
Secretário da Pastoral do dízimo Arquidiocese de Curitiba PR

Fonte:    Para acessar este artigo direto da fonte, clique aqui.