Fé, Esperança e Caridde, caminho que conduz ao encontro com Deus.

Reflexões sobre as Virtudes Teologias, baseadas na mensagem do Frei Carlos Josaphat 

FONTE DIVINA DA FELICIDADE E DA PERFEIÇÃO:
a Fé, a Esperança e a Caridade

Em seu empenho de indicar novos caminhos para o novo milênio, João Paulo II apontou para o que há de mais excelente. Havemos de ir ao encontro de Deus, comunhão de vida e de amor, Trindade adorável e fascinante que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, trilhando os caminhos da Fé, da Esperança e da Caridade. O Papa se mostrava o verdadeiro profeta daquela mensagem de felicidade de que a Igreja e a humanidade mais têm necessidade. 

Aliás, ele retomava a mesma atitude da Igreja primitiva. Iluminada e inflamada pelas línguas de fogo de Pentecostes, a Comunidade apostólica se viu desafiada a proclamar e a explicar para a humanidade o maravilhoso amor do Pai, que nos veio pelo dom do Filho e do Espírito. Ela se sentia enriquecida e embelezada por uma profusão de energias e carismas que lhe facilitavam a missão salvadora. Mas, em um discernimento vindo do mesmo Espírito, anunciava e cantava, acima de todos os carismas, a presença jubilosa e transformadora do próprio Deus, manifestando-se no dinamismo das "três realidades" escatológicas: a "Fé, a Esperança e a Caridade" (Cf. 1 Cor 13,13 ). No coração dos homens e das mulheres que acolhem a Boa Nova, a santa trindade das energias divinas vem instaurar a ditosa comunhão antecipada com a Santíssima Trindade, que se revelou pelo Cristo, para se fazer plenamente presente em nossa vida e em nossa história humana.

Muita coisa pode ser necessária. Mas para realizar plenamente nossa vida, para constituir a verdadeira comunidade evangélica, o ponto de partida indispensável é nosso encontro pessoal e direto com Deus, através dessas três virtudes, humilde e audaciosamente chamadas de teologais ou divinas.