As Virtudes Teologais e o verdadeiro e pleno sentido da vida

O verdadeiro e pleno sentido da vida 
 
Reflexões sobre as Virtudes Teologias, baseadas na mensagem do Frei Carlos Josaphat 

FONTE DIVINA DA FELICIDADE E DA PERFEIÇÃO:
a Fé, a Esperança e a Caridade


As virtudes teologais ocupam o primeiro lugar no plano da vida e da doutrina cristãs. Elas são o fundamento, a fonte de sentido e de orientação para toda a existência, em sua dimensão pessoal e social.

Surgem ainda qual fonte da perfeição evangélica e da espiritualidade, entendida como o conhecimento e a prática dos caminhos da perfeição. E para quem delas vive, serão muito especialmente a fonte da contemplação, a tão desejada união de amor e de conhecimento íntimo de Deus. Vêm a ser também o alicerce ou a raiz de todo saber teológico e pastoral.

A questão primordial para o ser humano e para o seu agir é a questão do sentido: o que fazer de minha vida? Como reconhecer e como dar sentido à minha existência? Como impedir que ela seja banalizada e desperdiçada?

Não é uma questão. É a questão do ser humano. Da resposta a essa questão dependem todas as outras. Como orientar o meu agir e cada um dos domínios ou setores da existência humana, pessoal e social; amar, comunicar, entrar em relação, exercer e acolher influências positivas. Tudo depende da questão primordial do sentido, que implica a superação da incerteza, da inércia, do absurdo e da incoerência.